#POSTS

Rinoplastia – As dúvidas mais frequentes sobre a cirurgia de nariz

Rinoplastia = nariz (rino) + mudança da forma (plastia). Ou seja, é cirurgia que tem por objetivo modificar as estruturas que dão forma ao nariz. Além de elevar a autoestima dos pacientes, esta cirurgia pode corrigir dificuldades respiratórias de níveis variados, proporcionando mais saúde e bem-estar.

Indicações mais frequentes

1) Insatisfação e desconforto com a aparência do nariz (rinoplastia estética).

2) Nariz entupido causado por alteração da anatomia do nariz (rinoplastia funcional).

A Rinoplastia pode ser simultaneamente estética e funcional.


Classificação
  • Primária vs Rinoplastia primária é aquela realizada em um paciente que nunca fez cirurgia plástica no nariz. Na rinoplastia revisional o paciente já realizou uma ou mais rinoplastias e o resultado estético ou funcional são considerados insatisfatórios.
  • Preservação vs (Hiper)estruturada. Na rinoplastia de preservação utiliza-se poucos ou nenhum enxerto, busca-se melhorar a forma do nariz através de reposicionamento e remodelação das estruturas. Na rinoplastia (hiper)estruturada utiliza-se grande quantidade de enxertos para se obter a forma desejada. O tipo mais comum de enxerto são cartilagens retiradas do septo nasal.

Diversos fatores, como espessura da pele e alterações anatômicas presentes, determinam qual técnica é a mais apropriada para cada caso.


Diagnóstico e planejamento

Conversa detalhada com o médico para o pleno entendimento dos problemas de aparência e funcionamento do nariz.

Exame físico do nariz para identificação das causas dos problemas referidos pelo paciente.

Fotografia técnica da face para que paciente e médico analisem em conjunto o nariz.

Videoendoscopia naso sinusal para o conhecimento da anatomia interna no nariz e eventuais fatores que possam interferir na rinoplastia.

Em casos especiais, outros exames e técnicas podem ser necessários como, por exemplo, análise por computador do fluxo de ar no nariz e impressão 3D do nariz


Quais são as correções mais comuns em rinoplastia estética?

  • Mudança da ponta do nariz – a ponta nasal pode apresentar graus de diferentes de queda, algumas vezes mais evidente ao sorrir. Além disso, alguns pacientes apresentam um formato quadrado ou largo da ponta do nariz, o que causa grande incômodo estético. A cirurgia busca transformar a ponta nasal para um formato mais triangular, delicado, levemente empinada, com proporções harmônicas com o restante da face. Buscamos sempre uma aparência natural e bela.
  • Nariz torto – O nariz pode ser naturalmente torto ou pode ter ficado assim após algum tipo de trauma. Existem tortuosidades de diferentes formas e intensidades. Assim, cada nariz precisa de um conjunto diferente de técnicas para ficar alinhado. A cirurgias vão desde simples à extremamente complexas.
  • Giba nasal – A giba nasal é uma característica típica de etnias como os árabes e italianos. Trata-se de uma elevação ósseo cartilaginosa no dorso do nariz. A correção da giba nasal visa a retirada desse “calombo”, com o intuito de tornar o dorso nasal mais reto e equilibrado.
  • Alteração do tamanho do nariz – Alguns pacientes apresentam o tamanho do nariz em desequilíbrio com as demais estruturas da face. A cirurgia de redução do nariz visa retirar o excesso de cartilagem e tecido ósseo, a fim de harmonizar o nariz com o restante da face. Outros pacientes buscam o aumento de alguma parte específica do nariz, como aqueles com dorso muito baixo, por exemplo, de etnias orientais.


Veja quais são as principais dúvidas relacionadas à rinoplastia

  • Qual é a anestesia utilizada nesta cirurgia?

Na maioria das vezes, a rinoplastia é realizada sob anestesia geral. Isto dá ao paciente grande conforto pois este não irá sentir dor ou incomodo durante o procedimento. Em alguns casos pode-se realizar o procedimento cirúrgico com anestesia local + sedação. Tudo depende de uma avaliação médica sobre o quadro clínico do paciente e as técnicas envolvidas em cada cirurgia.

  • Qual profissional pode realizar a rinoplastia?

A rinoplastia é realizada, principalmente, por médicos otorrinolaringologistas especializados e médicos cirurgiões plásticos. A escolha acertada de um profissional capacitado, com conhecimento profundo sobre a anatomia nasal interna e externa, além de amplo domínio das mais diversas técnicas cirúrgicas, é fundamental para obter resultados satisfatórios em uma rinoplastia. É importante ter em mente que diferente de outras regiões do corpo onde a cirurgia plástica não interfere na função do órgão, a rinoplastia tem grande potencial para interferir no funcionamento do nariz. Assim, nosso objetivo na rinoplastia é sempre obter um nariz mais belo e que funcione sem problemas.

  • Qual a idade ideal para operar o nariz?

Depende. As cirurgias nasais funcionais podem ser realizadas desde a infância, para melhora da respiração em pacientes com indicação bem definida. Para a rinoplastia estética, o indicado é aguardar até, pelo menos, 16-17 anos de idade, momento em que as estruturas nasais e faciais estão completamente desenvolvidas. Mas cada caso deve ser avaliado individualmente.

  • A rinoplastia deixa cicatrizes visíveis?

Em algumas cirurgias, as incisões são feitas internamente e não há nenhuma cicatriz externa (rinoplastia fechada). Em outros casos, há pequenas incisões externas (rinoplastia aberta), sendo que estas deixam cicatrizes praticamente imperceptíveis. A escolha da abordagem aberta ou fechada depende da complexidade do caso e das técnicas escolhidas para a resolução dos problemas.

  • Como é o período de recuperação?

O período de recuperação costuma ser bem tranquilo, sendo necessário repouso relativo, evitar ambientes quentes e não fazer força ou exercício físico. Usualmente, não há dor se o nariz não for tocado. Ao fim da cirurgia é colocado um curativo de micropore que recobre quase todo o nariz. Geralmente, este é trocado com 7 dias e removido definitivamente com 14 dias. Quando há cirurgia no osso do nariz é necessário imobilizar o nariz com um molde externo por 7-10 dias, para que o osso cicatrize na posição correta. Imediatamente depois do fim da cirurgia, ou no primeiro dia depois, podem aparecer hematoma (roxo) e inchaço nos olhos. O tempo necessário para o desaparecimento do hematoma é variável, podendo levar de dias a semanas. Nos primeiros dias, sangramentos leves e auto-limitados podem ocorrer. O nariz ainda está inchado quando o curativo de micropore é removido no 14º dia. O inchaço diminui bem ao fim do primeiro mês e quase completamente ao fim do 3º mês. O resultado da rinoplastia pode ser observado após 12 meses do procedimento.

  • A rinoplastia é dolorosa?

O grande incômodo desta cirurgia é a obstrução temporária do nariz. Em relação à dor, geralmente ela não ocorre, mas pode ser recomendado o uso de analgésicos orais para alívio de qualquer incômodo.

  • Posso realizar a rinoplastia e outra cirurgia na mesma sessão operatória?

Sim. É frequente associar a rinoplastia estética com outras cirurgias funcionais do nariz. No entanto, é fundamental avaliar a viabilidade da associação, levando em consideração o tempo cirúrgico total e o caso de cada paciente.

Comentários

Rinoplastia – As dúvidas mais frequentes sobre a cirurgia de nariz

Rinite Alérgica – Você tem?