Você sofre frequentemente com a Sinusite? Entenda melhor sobre esta condição e como tratá-la.
O que é?
Sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face.
Quando a inflamação da mucosa do seio da face tem duração menor que 12 semanas, a sinusite é dita aguda. Já quando a inflamação persiste por mais de 12 semanas dizemos que a sinusite é crômica.
Existem diversos fatores que podem causar a inflamação dos seios da face, entre eles: alergia, problemas na anatomia e infecção. A causa mais comum da sinusite aguda é o resfriado.
Como diagnosticar a Sinusite?
O diagnóstico é feito por meio da avaliação clínica, as vezes associada a exames complementares como vídeo-endoscopia naso-sinusal e Tomografia Computadorizada.
Tratamento da Sinusite
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a maioria dos casos de sinusite tem cura ou controle. O tratamento pode ser com medicamentos tópicos no nariz, medicamentos orais ou cirurgia. Antibióticos NÃO são necessários para o tratamento de muitos casos de sinusite!
Quando a Cirurgia é indicada?
A cirurgia tem como objetivo diminuir a recorrência da Sinusite Aguda e facilitar o controle clínico da Sinusite Crônica, ampliando a drenagem dos seios da face e evitando o acúmulo de secreção. A cirurgia é geralmente minimamente invasiva. Na maioria das vezes não é necessário nenhum corte no rosto, tudo é feito pelas narinas. O uso de materiais especiais para diminuir o sangramento tem permito evitar o uso de tampão.
Como é o pós operatório?
O período de recuperação costuma ser bem tranquilo, sendo necessário repouso relativo, evitar ambientes quentes e não fazer força ou exercício físico. A dor costuma ser leve ou ausente. Nariz entupido é comum. Assim como sangramento leve e auto limitado nos primeiros dias. É muito importante a lavagem frequente do nariz com soro fisiológico. Visitas periódicas ao otorrinolaringologista também são necessárias até que a cicatrização esteja completa, o que ocorre por volta de 30 dias após o procedimento.